Considerados a pior praga com a qual as pessoas geralmente entram em contato, por causa de suas picadas que causam irritação e coceira, os mosquitos pertencem a Classe Insecta, Ordem Diptera, Subordem Nematocera. Existem cerca de 3.500 espécies diferentes de mosquitos em todo o mundo. Os que sugam sangue – conhecidos por pernilongos ou muriçocas – pertencem à Família Culicidae e são os mais conhecidos por serem transmissores de doenças.
Aqui, vale registrar duas curiosidades: Somente os mosquitos fêmeas se alimentam de sangue, porque precisam dele para produzir seus ovos. Já os mosquitos machos têm uma dieta exclusivamente vegetariana, pois suas mandíbulas não são adequadas para picadas.
Diferentes espécies podem ter modos de vida completamente distintos, mas, geralmente, estas pequenas pragas são atraídas para áreas com alta umidade. De qualquer forma, o ciclo biológico de todos os mosquitos inclui as seguintes fases de desenvolvimento: ovo, quatro estágios larvais, pupa e adulto. Todas estas fases levam de um a dois meses, tempo completo de vida do mosquito.
Dependendo da espécie, os ovos, que são bastante resistentes ao calor e à secagem, são depositados na superfície da água. Quando as larvas eclodem ficam penduradas à superfície da água, respirando através do abdômen.
Os mosquitos são chamados vetores de doenças graças à sua capacidade de transmitir várias delas, como febre amarela, dengue, chikungunya, e zika, entre outras.
Por sua importância médica, três gêneros de mosquitos se destacam: o Culex, comuns nas habitações; o muito conhecido entre nós Aedes e o Anopheles – este último, transmissor da malária, doença que atingiu a atriz Camila Pitanga e sua filha Antônia. Doença infecciosa febril aguda, a malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles.
Diferentemente do Aedes, comum em centros urbanos, o Anopheles é silvestre sendo muito mais comum em áreas próximas à vegetação natural, como é o caso da região de Barra do Una, no litoral norte de São Paulo, onde a atriz e sua filha contraíram a doença.
Além destes dois, entretanto, como picam diversos hospedeiros, outras espécies menos especializadas podem ser perigosas de outras maneiras. Estas espécies são conhecidas como vetores ponte, por levar os patógenos entre diferentes espécies.
Como não se deve subestimar as doenças transmitidas por mosquitos, quem vai viajar para regiões tropicais recebe orientações sobre as vacinas necessárias a cada região.
Para se proteger contra mosquitos, elimine todas as fontes de água parada em sua casa,
incluindo a água na tigela e na louça do seu pet. Mantenha as portas e janelas fechadas - ou instale uma tela nelas. Você também pode plantar arbustos repelentes de mosquitos, como a citronela (foto), a erva do gato, a lavanda e o alecrim. E como mosquitos são pequenas pragas hábeis em entrar nos pequenos recantos de uma casa, a manutenção também se torna forte aliada contra eles. Portanto, quando vir algo que precisa ser consertado, como calafetagem danificada ou uma janela quebrada, conserte o mais rápido possível.
Atualmente existe uma grande variedade de produtos no mercado projetados para repelir mosquitos. Mas... E quando eles se instalam na sua casa?
Continue lendo para descobrir três principais dicas da L&S Dedetizadora sobre como se livrar dos mosquitos em sua casa hoje!
Se os mosquitos já entraram na sua casa, então você precisa impedir que eles ataquem. Um repelente químico pode ser a maneira mais eficaz de manter os mosquitos longe da sua pele. E, sem sua fonte de alimento, eles serão forçados a procurar comida em outro lugar.
Algumas armadilhas são projetadas para atrair mosquitos e prendê-los dentro de seu recipiente, onde morrerão. A maioria desses produtos é destinada ao uso externo, mas também existem opções para uso interno. Só certifique-se de mantê-los fora do alcance de crianças e animais de estimação.
E sabe aqueles arbustos repelentes que você plantou? Lavanda, citronela, manjericão são alguns que servem como repelente natural de insetos ao serem usados na forma de óleos essenciais. Existem também repelentes de mosquitos no formato de sabonetes 100% naturais e não tóxicos.
Porém, se você notar muitos mosquitos em sua propriedade, é provável que eles estejam se reproduzindo e se desenvolvendo em algum lugar próximo. Para se livrar deles, você precisa proteger sua casa com a ajuda de profissionais que garantam que seu problema seja resolvido. A L&S Dedetizadora vai te ajudar! Entre em contato conosco hoje para agendar uma consulta gratuita e conhecer o conjunto de ações corretivas e preventivas que melhor atendam seu caso.
Além do Aedes, a L&S está capacitada a reduzir as populações de outras espécies de mosquitos, como o Culex, por exemplo. Você pode confiar nos profissionais da L&S Dedetizadora, pois nossos técnicos sabem exatamente como se livrar dos mosquitos em casa, através de um trabalho rápido, eficiente e seguro.
Estamos aguardando seu contato - ligue agora mesmo para (21) 3761 6163 ou escreva para o e-mail lsdedetizadorarj@gmail.com
Fontes: Ecycle e Biogents
Comments