top of page
Foto do escritorL&S Dedetizadora

Formigas parecem inofensivas, mas são uma pequena grande ameaça

Ao receber um copo de bebida com uma formiga dentro, muita gente costuma beber o conteúdo afirmando que o pequeno inseto “faz bem para as vistas”.


Mas isso está longe de ser verdade.


Apesar de parecer inofensiva, as formigas chegam a ser tão sujas quanto as baratas. Elas se alimentam de dejetos deixados por humanos e passam constantemente por ferimentos de outros animais. E, como convivem nas mesmas lixeiras e esgotos, oferecem o mesmo risco de transmitir diversas doenças, já que são capazes de carregar bactérias por dezenas de quilômetros.


Ingerir um alimento que tenha entrado em contato direto com esses insetos pode causar desde intoxicações alimentares a até – pasme! – lepra.


Existem no mundo cerca de dezoito mil espécies de formigas, sendo dez mil delas já descritas. Elas já formavam a sociedade mais evoluída da Terra há cerca de 10 milhões de anos. Uma das espécies mais comuns é a Formiga Doceira, que se reproduz rápido, é invasiva e pode ser encontrada no mundo inteiro.


A formiga urbana tem mobilidade maior que a barata porque consegue se locomover por grandes distâncias, inclusive circular de um bairro para outro. Ela gosta de migalhas, lixo e até – pasme novamente – sangue. Em hospitais, é considerada um perigo, pois pode espalhar bactérias responsáveis por infecções, contaminando comidas, bebidas e curativos dos pacientes.


Formigas podem ser encontradas dentro de tubulações e aparelhos eletrônicos. Ou seja, em um escritório com diversos computadores a presença de formigas é um verdadeiro perigo porque elas eliminam uma substância ácida que acaba por danificar os equipamentos.


No ano 2000, pesquisadores encontraram uma supercolônia gigante que ocupa todo o sul da Europa, estendendo-se por 6 mil quilômetros, de Portugal à Grécia (o litoral da Argentina, só para lembrar, tem 4,7 mil quilômetros). São milhões de ninhos diferentes e bilhões de operárias. Estas supercolônias também já foram encontradas nos Estados Unidos, no Japão e na Austrália.


Por serem bastante organizadas, é difícil acabar com as formigas. As já tradicionais receitas caseiras até funcionam, mas por pouco tempo: as formigas podem até sair do local, mas se espalham para outros ambientes da casa.


E o inseticida? A verdade é que o inseticida, mesmo aqueles que se dizem “indicados” contra formigas, só eliminam as que representam apenas 5% da colônia (valor relativo às formigas que conseguimos ver caminhando pelos locais). Os outros 95% estarão a salvo. Para piorar, o formigueiro será “avisado” do perigo, podendo se dispersar e fragmentar, o que significa que, ao invés de uma, sua residência, veículo ou local de trabalho vai acabar tendo ainda mais colônias.


Para se prevenir contra a presença contínua das formigas e os riscos que são trazidos pelos seus hábitos, contrate já um serviço profissional de dedetização.


A L&S Dedetizadora combate a proliferação de formigas através da aplicação de métodos de controle adequados para a necessidade do local. O controle deste vetor é feito por profissionais que sabem a melhor forma de eliminar o problema, sempre com produtos e técnicas mais adequados a cada situação.


Faça agora um orçamento grátis pelos telefones (21) 3761 6163 ou (21) 98906-7624 – WhatsApp.


Você também pode escrever para o e-mail lsdedetizadorarj@gmail.com



E já sabe: nada de ingerir formigas! Você não sabe por onde elas passaram...







Fonte: R7 Saúde

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page