Baratas, moscas e formigas: que tipo de contaminação podem causar?
Atrás desta resposta, pesquisadoras da Faculdade de Biomedicina da Universidade Metrocamp/Wyden, em Campinas (SP) estudaram estes insetos e encontraram fungos e bactérias na casa dos milhões. Com isso, o risco de doenças é altíssimo.
Campeã na categoria nojo, a barata chega a apresentar 250 milhões de micro-organismos. Foram encontrados Salmonella, Escherichia coli, Klebsiella, Shigella, Psedomonas aeruginosa, Acinetobacter, Enterobacter aerogenes, além dos fungos Candida albicans e Rhodotorula. Ainda segundo este mesmo estudo, deve ser cuidado dobrado com as baratas pois elas são muito resistentes e podem viver dias sem comida e água.
Mas moscas e formigas também exigem atenção.
Nas moscas a contaminação chegou a 72 milhões, com Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Klebsiella, Acinetobacter e Klebsiella e fungos como Aspergillus, Candida e Rhodotorula.
Já no grupo das formigas a contagem de micro-organismos chegou a 13 milhões. Foram identificadas Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus, Staphylococcus aureus, e Klebsiella, além de leveduras como Cândida e Rhodotorula.
Os micro-organismos que mais chamaram a atenção das pesquisadoras Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus aureus por serem capazes de provocar infecção alimentar mesmo em pessoas saudáveis. Já os demais fungos e bactérias têm comportamento oportunista, se aproveitam da baixa imunidade das pessoas.
Esses fungos e bactérias são transportados nas patas, corpo, antenas e asas e a contaminação apresenta risco de doenças não apenas para a população mais vulnerável, como idosos e crianças, mas, até mesmo, para pessoas saudáveis. E o contato não é só por meio de alimentos infectados, mas também objetos que ficam expostos, como copos, talheres e escovas de dente, por exemplo.
Segundo a orientadora do estudo, a doutora em ciências de alimentos, bióloga e professora Rosana Siqueira, entre as complicações estão febre, diarreia, otite, micoses, vômito, dor de garganta e infecções urinária e alimentar.
Estes insetos são atraídos pelo lixo, embalagens de alimentos abertas ou furadas, farelos que ficam pela casa e até resto de pasta de dente que cai na pia do banheiro. Sim, no banheiro, porque insetos não ficam apenas na cozinha, eles se deslocam para outros ambientes, incluindo “aquela gaveta onde você guarda peças íntimas, o seu produto de higiene", afirma Rosana.
Uma série de cuidados específicos é exigida a cada ambiente onde se deseja manter a limpeza e higienização regularmente, levando em consideração diversos fatores que possam interferir no controle e em sua preservação. Assim, o controle de pragas urbanas se apresenta como um conjunto de atividades profissionais tendo como principal objetivo proteger ambientes dos mais diferentes tipos de pragas e suas consequências.
Ao pesquisar ações para exterminar baratas, moscas e formigas de sua casa ou empresa, atente que é possível fazer um controle integrado de pragas. Para isso, é necessário contratar uma empresa certificada.
A L&S Dedetizadora combate e controla a infestação de diversos tipos de insetos – não apenas as baratas, formigas e moscas que vimos nesta matéria, mas, também, pulgas, aranhas, traças, pernilongos, carrapatos, entre outros.
O orçamento (sem compromisso) pode ser feito através do site da empresa, pelo telefone (21) 3761 6163 ou pelo WhatsApp (21) 98906-7624.
Previna-se contra possíveis problemas com pragas e vetores.
Fonte: EPTV
Comments