top of page
Foto do escritorL&S Dedetizadora

Condomínios: a importância da dedetização e desratização

Já havíamos comentado neste artigo sobre a importância de se evitar a proliferação de bactérias e doenças em condomínios residenciais. Todo síndico deve ter em mente que os procedimentos de higienização e sanitização ajudam a evitar a proliferação de bactérias e doenças. Entre essas medidas, porém, também estão a dedetização e a desratização. A ausência dessas práticas pode contribuir para a infestação de insetos nocivos à saúde e de ratos, que são igualmente responsáveis pela disseminação de diversas doenças.


Com a finalidade de eliminar os focos onde determinados insetos e ratos possam se desenvolver, a dedetização e a desratização são formas de controle de pragas combatendo seus agentes (moscas, baratas, escorpiões e outros seres).


Em especial, a desratização é o controle de roedores que podem causar muitos prejuízos financeiros, além de propagar diversas doenças, algumas muito graves. Os ratos podem consumir os alimentos destinados aos humanos, contaminando-os. Além disso, podem defecar e urinar em áreas de convívio do condomínio, sendo que esses dejetos são veículos para transmissão de vírus e bactérias patológicas.


Dado a delicadeza destes procedimentos, antes de contratar um serviço de dedetização, é necessário confirmar se a empresa responsável é certificada, assegurando que o trabalho será efetivamente bem realizado. Certificada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a L&S Dedetizadora oferece serviços de desratização e dedetização em todo o estado do Rio de Janeiro com produtos de qualidade e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Para efetuar tais procedimentos, a empresa conta com profissionais capacitados, já que o trabalho requer a manipulação de produtos químicos perigosos.


Embora possa parecer algo simples, exterminar ratos e baratas exige conhecimento dos produtos que serão utilizados e conhecer bem a finalidade de cada um, pois a inalação de alguma dessas substâncias pode provocar efeitos colaterais permanentes e sua ingestão pode levar à morte.


Além destes cuidados, a dedetização e desratização em condomínios não devem ser feitas de forma aleatória – é preciso seguir um calendário específico, respeitando o perfil do lugar e as suas necessidades. Isso porque o período de dedetização e desratização varia conforme as dimensões do empreendimento (uma área muito grande certamente terá mais focos).


Existem locais específicos que merecem mais atenção dos profissionais: lixeiras, esgotos, dutos, espaços apertados (atrás de reservatórios de água, por exemplo), áreas comuns, áreas individuais (no interior dos apartamentos), espaços sem uso — todos esses locais devem ser dedetizados e o processo pode demorar mais de um dia.


E é preciso atentar até mesmo para o clima – quando há aumento de temperatura, é natural que as pragas se proliferem mais rapidamente.


A L&S Dedetizadora tem a liberdade de negociar bons acordos com condomínios, o que significa a obtenção de bons descontos. Desta forma, além de ficar garantido contra a ação de ratos, baratas e moscas, o condomínio consegue economizar o fundo comum ou o fundo de reserva.


Tanto o síndico quanto os moradores precisam ter em mente que a dedetização e desratização são fundamentais para evitar a infestação de pragas. Essas pragas podem causar diferentes prejuízos aos moradores, incluindo a própria estrutura do prédio.


Como já mostramos aqui, além de devorar alimentos e causar grandes desperdícios, os ratos também costumam roer as instalações telefônicas e elétricas, ocasionando inclusive danos às paredes, ao madeiramento da cobertura e a bens diversos.


Baratas e moscas também incomodam. Esses insetos, em especial, podem mesmo serem responsáveis pelo mau cheiro do ambiente, pois são seres que habitam locais sujos, como fossas e esgotos, o que gera certa aversão nas pessoas – e com toda razão.


Ou seja, tanto a dedetização quanto a desratização proporcionam ambientes mais limpos, o que representa mais segurança para a saúde dos condôminos, bem como torna o condomínio mais valorizado do ponto de vista da estética e da higiene já que a limpeza dos ambientes também contribui para a manutenção e conservação do edifício. Os locais livres de sujeira e de animais nocivos à saúde certamente tendem a ter maior durabilidade. Esse procedimento é um fator determinante para aumentar a vida útil de qualquer bem, seja um carro, uma casa ou um espaço de proporções maiores, como um condomínio com diversos apartamentos.


A dedetização e desratização são formas de prevenção e combate que não podem faltar em nenhum condomínio, seja ele grande ou pequeno, de casas ou de apartamentos, tenha somente uma torre ou várias. É fundamental manter o ambiente limpo, conservado e, dentro do possível, livre de doenças. E disso a L&S Dedetizadora entende bem.


Para maiores informações, entre em contato com a L&S Dedetizadora através do site (clicando aqui) pelo telefone (21) 3761 6163 ou pelo whatsaspp (21) 98906-7624.





Fonte: Robotton Condomínios e Imóveis

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page