top of page
Foto do escritorL&S Dedetizadora

Você conhece o "Golpe do Cupim"?

Como se já não bastassem as pragas urbanas a importunar os cidadãos, outro tipo de “peste” assola a sociedade: os estelionatários.


A Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) alerta para o chamado "Golpe do Cupim" – um golpe cada vez mais comum, que se intensificou durante a pandemia do coronavírus, e que pode gerar prejuízos milionários às pessoas.


Segundo a entidade, os golpistas, usando uniforme de dedetizadora e sem o menor conhecimento técnico, espalham propaganda de combate a pragas, principalmente em condomínios. Quando acionadas por moradores, eles vão em grupos e acabam "criando" focos de cupins, mesmo que o imóvel não tenha esse tipo de problema.


De acordo com o vice-presidente da Aprag, Sérgio Bocalini, os golpistas “distraem o morador e colocam os cupins, que levam em frascos, para forçar a contratação do serviço de combate à praga. Depois, passam a cobrar preços absurdos pela aplicação dos produtos químicos. Já vimos casos de consumidores lesados em até R$ 45 mil".


Bocalini explica que, além do prejuízo financeiro, os riscos deste golpe incluem a própria saúde do contratante: “Um produto químico mal administrado ou utilizado de forma equivocada pode gerar problemas graves. Como estamos num momento onde pessoas ficam mais em casa, temos esse agravante".


Em agosto deste ano uma quadrilha de Piracicaba (SP) foi detida ao tentar aplicar o chamado 'Golpe do Cupim' em um casal de idosos. Mas o golpe não é novo: em setembro de 2017 uma dupla foi presa em um condomínio no Itaim Bibi, bairro nobre da zona oeste de São Paulo, justamente ao aplicar o golpe do cupim. Na ocasião os criminosos cobravam até R$ 15 mil reais pela aplicação do produto contra o inseto.


Ainda segundo o vice-presidente da Aprag, a Associação não tem um levantamento do número de casos como este, mas tem observado um aumento de denúncias de pessoas enganadas por estes grupos e a incidência da fraude teria crescido, sobretudo, em condomínios e, para evitar cair nesse tipo de golpe, a orientação é que o consumidor verifique se a empresa conta com autorização para atuar no mercado.


No Rio de Janeiro, esta consulta pode ser feita pelo site do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).


Investindo em sua qualidade continuamente, a L&S Dedetizadora é certificada pelo Inea e, assim, é está apta para realizar um trabalho sério no controle das pragas urbanas e vetores - dedetização, descupinização, desratização e sanitização, através de planejamento e utilização de produtos de qualidade por profissionais capacitados.


Solicite um orçamento pelo telefone (21) 3761 6163 ou acesse o site da empresa.





Fonte: Aprag


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page